Maria da Graça Marques recebeu o prêmio Jornalista de Economia do Ano em Porto Alegre; foi a primeira vez que uma jornalista do interior foi agraciada com a distinção do Conselho Regional de Economia do Estado
O Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS) promoveu na noite da última sexta-feira a solenidade de entrega de distinções aos vencedores do Prêmio Corecon-RS 2021, nas modalidades Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos Técnicos ou Científicos e Dissertações de Mestrado. Na oportunidade, também foram entregues as distinções “Economista do Ano” a Oscar Frank Junior, “Economista Destaque 2021” a Margareth Bellinazo e “Jornalista de Economia do Ano” a Maria da Graça Marques, do Diário Popular. Esta foi a primeira vez que uma jornalista do interior do Estado recebe o destaque do Conselho.
O presidente da entidade, Mário de Lima, agradeceu ao seu vice-presidente, economista Felipe Garcia Ribeiro, aos conselheiros, ex-conselheiros, ex-presidentes e aos colaboradores do Corecon-RS, que ajudaram a viabilizar mais uma edição o encontro, mesmo em um momento ainda de limitações impostas pela pandemia da Covid-19. “Mas graças ao trabalho incansável dos colaboradores e da coragem dos meus colegas conselheiros, esta noite tornou-se possível”, disse.
O mandatário apresnetou um histórico das principais ações desenvolvidas pela Entidade ao longo do ano e ressaltou a importância do reconhecimento aos homenageados da noite. “Em 2022, esperamos que os avanços sejam ainda maiores e com maior participação, congregando mais economistas e mais iniciativas, especialmente aquelas de expansão de influência institucional de nosso Conselho”, completou.
O prêmio “Jornalista de Economia do Ano” foi concedido a Maria da Graça Marques pelo Corecon-RS, com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado, com o objetivo de homenagear a jornalista, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha foi feita por uma Comissão Julgadora indicada pela entidade e por faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/Jornalismo no Rio Grande do Sul.
Em seu discurso, Maria da Graça agradeceu ao Corecon-RS e a indicação de seu nome por parte de economistas da Região Sul do Estado e falou da sua trajetória no jornalismo ao longo das últimas três décadas, dedicadas especialmente à cobertura dos acontecimentos que, de alguma forma impactaram na economia local e regional.
Maria da Graça é natural de Pelotas, graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e atua no Diário Popular há 30 anos, passando por diversas editorias. Atualmente, assina a coluna Diário Econômico.
O Prêmio Corecon-RS
A noite de premiação anual tem como objetivo homenagear trabalhos de profissionais que atuam na área da economia, de recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas, de instituições de Ensino Superior no RS.
Na categoria “Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso” foram premiados os trabalhos de Júlia Rheinheimeier Walter, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ivana Carla Strapazzon, da Universidade Pontifícia do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Franciele Matté Fontana, da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Nas dissertações de mestrado, o primeiro lugar ficou com Natália Sarellas Martins, da UFRGS, o segundo com Gabriel Bisctrizan de Mesquita, também da UFRGS, e o terceiro com Évilly Carine Dias Bezerra, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A lista completa dos premiados está disponível em bit.ly/premiados-corecon.