O Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon-MA) publicou a obra “Pandemia e Socioeconomia: Os impactos da COVID-19 no Brasil, Nordeste e Maranhão” em parceria com a editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA).
O livro conta com 645 páginas e contempla mais de 50 autores de todo o Brasil, dentre professores, pesquisadores e especialistas que tratam de forma científica diversos temas, como relações internacionais, conjuntura econômica, mercado de trabalho, pobreza e finanças públicas. A obra é organizada pelos economistas João C. S. Marques, Marcello A. Duaillibe Barros, Ricardo Zimbrão A. de Paula e Wilson F. Ribeiro Filho.
A introdução de “Pandemia e Socioeconomia: Os impactos da COVID-19 no Brasil, Nordeste e Maranhão” ficou por conta de Carlos Mussi, diretor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) no Brasil.
Legado de contribuições
Segundo o presidente do Corecon-MA, João Carlos Souza, a obra foi construída para trazer análises científicas sobre os impactos da pandemia e combater incertezas e fake news. Ele acredita que o livro “conglomere um amplo legado de contribuições para análise histórica dos efeitos da pandemia no ambiente socioeconômico”.
“Esperamos que, além de deixar estudos para análises futuras, a obra possibilite revisar as fragilidades da economia brasileira, nordestina e maranhense para se pensar em mecanismos de desenvolvimento econômico e social, integração social e distribuição da renda”, acrescenta.
Quer ler agora? O livro está disponível para download gratuitamente na página da EDUFMA. Para acessar, clique aqui.